Finding My Voice – Marie Myung-Ok Lee

Ellen Sung é apenas uma aluna do ensino médio tentando se encaixar. Ela é parte da única família coreana-americana da cidade e seus colegas brancos têm o péssimo hábito de serem racistas com ela. Quando Ellen começa a se apaixonar por Tomper, um garoto loiro, popular e jogador de futebol, ela talvez tenha uma chance de viver uma vida que tinha apenas imaginado. Estou tão feliz de ter lido este livro!

Filmes e televisão te dão o panorama completo e te dizem exatamente como se sentir — eles tem a música assustadora, a risada programada, para terem certeza de que você vai entender. Mas livros por sua vez, te dão apenas palavras; você precisa usar a sua imaginação para o resto. É mais do que entretenimento: a sua imaginação vai te ajudar a absorver coisas dos livros que você carregará pelo resto de sua vida.

Esse livro é realmente precioso porque ele não é só um YA ancião (quem escrevia YA em 1992? Isso são os primórdios do gênero!) mas também tem uma representatividade e discussões sobre racismo, deslocamento, discussões sobre a posição de crianças que são filhas de pais imigrantes e mais. Afinal quem falava dessas coisas nos anos 90?

Ellen é uma protagonista adorável, ela é tão pura e doce e também forte e determinada ao mesmo tempo. Eu queria ser amiga dela. Eu estou tão orgulhosa do crescimento da personagem e de sua jornada durante o livro. Eu gostei muito de ter lido a história dela. E o poema escrito por Jessie… Eu senti lágrimas nos meus olhos.

Esse livro tem quase 30 anos (!!) e eu sou muito grata por ele existir. Sou grata por ele ter sido relançada e que isso possibilitará que essa história continue viva. Esta foi uma leitura incrível e que me trouxe muito conforto. E também Tomper. Ai ai que namorado!

Finalizo aqui com esse quote que me tocou demais:

“Quando você deixa um país,” ele diz, “é como um animal preso em uma armadilha que precisa cortar fora um membro para se libertar. Você não pode focar no que você perdeu — se você quer sobreviver. Você precisa ir em frente com o que você tem.”

Você pode comprar esse livro através do meu link de afiliado e eu recebo uma pequena comissão por isso, link aqui para a edição em inglês. Por enquanto ainda não há previsão de tradução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.