O Amor Não é Óbvio – Elayne Baeta

Tive bastante dificuldade de organizar meus sentimentos sobre essa leitura, em especial por conta da parte final, mas a minha nota no CAWPILE acabou sendo 7,14 que deu um 4 estrelas e acho que posso conviver com isso, dá pra dizer que as coisas que me incomodaram resultaram na perda dessa uma estrela. Não acho que a nota seria tão mais baixa assim porque teve muita coisa que eu gostei.

Eu gostei demais do worldbuilding. Eu amo amo amo cidades inventadas e a autora fez um trabalho incrível de fazer esse mundo parecer real. Eu queria visitar São Patrique! Todas as lojinhas, feriados, locais e curiosidades sobre o mundo da história serviram de base sólida pra criar o panorama e a atmosfera da história.

Somos um grão de poeira para o universo, mas, para alguém, em algum lugar do mundo, o sol.

A protagonista também me cativou muito. Eu amei os quirks e estranhezas da Irís Pêssego, amei ela ser praticamente uma idosa aos 17 anos (quem nunca né). Quanto a Édra Norr (que nome!) a escrita da autora e o ponto de vista da Íris construíram a imagem do interesse romântico de forma que é impossível não sentir o carisma, charme e a personalidade marcante de Édra. Ao mesmo tempo que você quer odiar ela ser esse clichê rebelde, de roupas pretas, e sorrisos irônicos, clichês são tao bons!!!

Boa parte da narrativa fluiu muito bem pra mim. Acho que mais da metade do livro eu não tive problema nenhum. Foi mais na parte final que eu fiquei com a sensação de que o livro poderia ser um pouquinho mais curto, e só na hora de adicionar aqui no goodreads que eu vi que são mais de 500 páginas no livro! Então de fato acredito que poderia ser um tiquinho mais rápido o desfecho. A atora cria algumas peripécias pra atrapalhar a vida do casal principal que você só fica pensando meu deus do céu quero que isso suma mas como um bom clichê adolescente essas coisas fazem parte. Mas preciso dizer que teve uma cena específica que eu achei bem… Desnecessária. Acho que a maneira como isso foi inserido na história beirou um desastre, então a autora podia ou ter feito diferente, ou sinceramente nem ter feito. Não acho que a história perderia em nada se isso não acontecesse.

Esse é o tipo de livro que tem personagens secundários que são muito incríveis e que dão essa sensação de found family e coisas assim e isso foi muito bom de ler!!

Sendo um livro sobre o fim do ensino médio eu achei que ele teve a dose certa de bittersweet que acompanha essa fase, todos os finais pelos quais as pessoas vão passando e a maneira como o tempo parece voar e de repente tudo acabou. Confesso que eu imaginei um final diferente, mas ao mesmo tempo fiquei satisfeita com o que teve. Esse tipo de encerramento, que não parece que o livro acabou (não vou dizer final aberto porque não foi isso) dá uma sensação estranha, e acho que por conta disso que eu fiquei tão confusa na hora da nota. Porque eu custei a passar a leitura desse finzinho do livro e ai quando acabou pareceu tão súbito que eu senti que tinha perdido alguma coisa.

Enfim, eu recomendo muito a leitura desse livro, mesmo apontado coisinhas que não gostei. Apesar de ter muita representatividade na literatura YA eu ainda acho que livros sobre lésbicas não são muito comuns, eu mesma li poucos. E falando especificamente de livros YA sobre lésbicas nacionais? Bom talvez esse seja o primeiro porque não consigo pensar em nenhum outro. Então sim, esse livro é muito importante e eu fico feliz de ter lido!

Você pode comprar esse livro através do meu link de afiliado e eu recebo uma pequena comissão por isso, link aqui para a edição em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.