Um Milhão de Finais Felizes – Vitor Martins

“Eu te amo e tenho certeza de que, mesmo passando por tanta coisa ruim na vida, você ainda guarda um milhão de finais felizes aí dentro.”

Esse foi meu primeiro contato com o trabalho de Vitor Martins. E que primeiro contato! Eu nem sei por onde começar a descrever a perfeição que é esse livro, mas sei que é o melhor livro jovem/contemporânio nacional que eu já li até agora.

A relação do Jonas e do Arthur é uma das mais adoráveis e saudáveis que já li na vida! Que casal perfeito. Leria sobre eles para sempre.

Uma das coisas que eu mais gostei do livro foi quão REAL ele é. Relatando a vida como ela é de fato, a felicidade nas pequenas coisas (os botons!), a importância das amizades, e a conturbação que são as relações familiares. Eu me senti parte do mundo vivido pelos personagens, não apenas porque os dilemas de suas vidas ressoaram comigo, mas também pelas pequenas coisas que deixaram o mundo que eles habitam mais concreto, como por exemplo os Meteoros de Queijo (quero) e os capítulos do livro dos Piratas Gays.

A leitura foi imersiva e a escrita do Vitor me lembrou alguns dos meus livros YA favoritos (mesmo que esse livro não seja YA de fato pela idade dos personagens hehe).

Esse livro é muito wholesome e ainda sim traz questões pesadas, como por exemplo a relação do protagonista com Deus, por conta de sua sexualidade. O autor soube trabalhar muito bem esse tema e me surpreendi positivamente por ele estar na obra. As partes da história onde “tudo dá errado” também foram feitas com cuidado e eu gostei muito do desfecho que não tratou do encerramento da narrativa como um fim de filme adolescente onde tudo dá certo, mas sim tratou a vida como ela é, com coisas boas e ruins.

Eu leria um livro inteiro sobre os Piratas Gays e me acabei de chorar no capítulo final. Aliás eu chorei nos agradecimentos, um feito que só acontece muito raramente. Isso quer dizer que vou panfletar muito esse livro e já virei fã do autor.

Esse é o tipo de livro que os personagens ficam com você por muito tempo, mesmo após o fim, onde você se pergunta “o que será que eles tão fazendo agora?”.

Favoritadíssimo e recomendo MUITO!

Você pode comprar esse livro através do meu link de afiliado e eu recebo uma pequena comissão por isso, link aqui para a edição em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.