Small Spaces – Katherine Arden

Small Spaces é o primeiro livro de uma série infanto-juvenil escrita por Katherine Arden, a mesma autora de O Urso e o Rouxinol.

Olivia Adler, ou só Ollie é uma garota de onze anos que mora em uma pequena cidade em Vermont. A estação é o outono e o Halloween está se aproximando quando a garota se depara com uma mulher à beira de um rio com um livro nas mãos, prestes a jogá-lo. Ollie não só impede que a mulher destrua algo tão incrível quanto um livro, mas também acaba pegando o volume para si. E o livro que ela tem nas mãos é um volume velho e puído intitulado Small Spaces, ou Pequenos Espaços. É através da leitura que Ollie conhece uma antiga história assustadora, de uma família que viveu há muito tempo e fez um acordo com um ser conhecido apenas como O Homem Sorridente.

No dia seguinte ao seu encontro com a mulher Ollie vai a uma excursão da escola para Smoky Hollow uma fazenda que possuí sua própria história assombrada. E durante seu passeio na propriedade Ollie encontra túmulos muito suspeitos no cemitério, revelando segredos que irão mudar a excursão para sempre. Unindo-se a dois amigos improvavéis Ollie terá que lutar para escapar de um destino sinistro.

Cem pontos para Katherine Arden! Honestamente, Small Spaces tem a melhor ambientação e atmosfera que eu li em muito tempo! Eu me senti completamente imersa na chuva outonal, no barulho das folhas secas, na neblina grossa e assustadora, no calor quentinho de um forno assando comidas deliciosas, enfim, eu fui completamente absorvida e preciso parabenizar a autora por um trabalho bem feito, não apenas é impossível de parar de ler o livro, como ele tem uma característica aconchegante e acolhedora ao mesmo tempo que tem seus momentos de coisas spooky. Me fez desejar que fosse Halloween imediatamente e que todas as casas estivessem com decorações sinistras envolvendo os assustadores e malignos Espantalhos da história.

Não apenas a atmosfera é incrível, mas os personagens também. A narrativa em terceira pessoa nos guia pela vida de Ollie após um trauma que ela sofreu, e além de a personagem ser maravilhosa em todos os sentidos (sim sou suspeita para falar) ela também tem momentos em que traspassa muita veracidade e franqueza, ela tem momentos muito sensíveis e tristes e todas as suas emoções são muito bem desenvolvidas dando à personagem uma profundidade muito complexa, apesar de a mesma ter apenas onze anos. A coisa que mais quis durante a leitura foi abraçar Ollie e poder ser amiga dela. Claro que, ser amiga dela seria ótimo para comer as comidas deliciosas que o pai dela esta sempre preparando, risos.

Além de Ollie temos Brian e Coco, dois amigos da escola que também possuem muitas camadas inesperadas, e eu amei ver a interação desses três personagens, bem como eles próprios descobrindo que uma pessoa pode ser muito mais do que ela aparenta, e que você pode se surpreender com a personalidade e as qualidades de alguém.

O final me pegou completamente de surpresa e teve uma plot twist tão genial que fiquei completamente satisfeita. Esse é com certeza um livro que eu teria lido quando era mais nova, e ao mesmo tempo enquanto lia tive uma sensação muito boa de de nostalgia dos livros infantojuvenis estranhos-assustadores-incríveis que já li nessa vida. Amei muito fazer essa leitura e estou super empolgada para ler os outros volumes da série.

Você pode comprar esse livro através do meu link de afiliado e eu recebo uma pequena comissão por isso, aqui tem o link para a edição em inglês. Por enquanto o livro ainda não foi traduzido para o português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.