All The Crooked Saints – Maggie Stiefvater

All The Crooked Saints (no brasil Todos os Santos Malditos) é um livro que foi publicado originalmente em 2017 pela autora Maggie Stiefvater, onde acompanhamos a família dos Sorias, que são Santos e capazes de performar milagres.

Para começo de conversa eu sei que pode parecer confuso, mas eles realente são Santos e capazes de performar milagres. A questão deste livro é que você simplesmente precisa acreditar nas coisas que ele te diz, mesmo que elas não façam muito sentido, porque senão a leitura toda estaria comprometida. O livro é considerado como realismo mágico, e eu não sei se é um realismo mágico bem escrito, mas ele é o que é. Se eu fosse descrever o livro eu diria que ele é o livro mais estranho que eu já li. E não de uma maneira negativa, mas de uma maneira tão estranha que é o tipo de livro que ou você ama com todas as suas forças ou você fica como eu, pensando que é apenas ok.

A família dos Sorias é composta por muitas pessoas, e alguns dos personagens mais centrais são três primos: Daniel, o atual Santo e performador de milagres da cidade de Bicho Raro; Beatriz a “garota sem sentimentos”, a lógica e a inventora; e Joaquim, “diablo diablo” durante as noites enquanto narra os programas de rádio ilegais que os primos transmitem no meio do deserto em sua estação de rádio caseira (feita por Beatriz), o garoto que deseja um futuro brilhante. Além destes personagens temos outros que de um jeito e de outro são parte do arco principal, então aproximadamente umas dez pessoas são parte deste arco e pode ser um pouco difícil a princípio navegar através disso. Mas a coisa que mais me incomodou sobre estes personagens é que eles não parecem personagens escritos pela Maggie, no sentido de que eles não parecem personagens tri-dimensionais, completamente desenvolvidos. Eles parecem mais estereótipos ambulantes, sem tantas camadas e profundidades como os outros personagens dela (ex. os personagens da saga dos corvos). Então isso me deixou um tanto… decepcionada. E além disso apesar de eu não ter desgostado de ninguém, eu também não amei ninguém. Não ouve nenhum personagem que me fez ficar emocionalmente investida na história ou que eu me sentisse de alguma forma conectada. E isso é meio ruim porque deixou um buraco em mim durante a leitura, pois eu sinto que sempre ter algum personagem especial ou algo assim é algo que melhora a minha experiência de leitura.

Eu sinto que esse livro foi ok. Não ouve nada espetacular nele para mim, em se tratando tando de personagens, quanto da plot, quanto da escrita. Eu senti que esse livro não é o melhor trabalho de escrita da autora. Tudo foi apenas… ok. Não foi uma leitura ruim ou nada assim, mas também foi tão morna que eu comecei a ler o livro em Agosto e fui terminar apenas em Dezembro, pois eu pausei a leitura e não conseguia ter vontade de voltar a ler.

Também gostaria de mencionar que apesar de gostar do desfecho da história ele foi muito apressado na minha opinião. Tudo se resolveu basicamente em um único capítulo, enquanto outros aspectos foram estendidos durante o curso do livro e sinto que o final poderia ter ganho um pouco mais de aumento.

Por um tempo fiquei na dúvida entre dar a nota de 3 ou 2 estrelas. Ainda me sinto um pouco dividida, porque como não tive opiniões fortes sobre o livro (tanto para ruim quanto para o bem) eu sinto que fiquei meio travada na hora de dar a nota. Talvez seja um caso de uma nota como 2.5 estrelas. O fato é que não ouve nada grande que eu desgostei na história, mas também houve uma carência de coisas que eu gostei nela. Então a sensação de não sentir nada profundo sobre a história é um pouco estranha. Mas acredito que essa é a sensação sobre este livro e pronto.

Para a versão em inglês dessa resenha clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.