A Sociedade do Anel – J.R.R.Tolkien

Em uma noite nem fria nem chuvosa (infelizmente estava calor hehe) eu finalmente decidi que já era sem tempo de eu ler O Senhor dos Anéis e foi assim que comecei a ler A Sociedade do Anel.

Eu já vi os filmes é claro e meu único contato com a obra de Tolkien foi em 2014 quando li O Hobbit. Pra falar a verdade não amei o livro, foi uma leitura mais ok. Acho que porque na época tinha saído o último filme da trilogia Hobbit e como os filmes são bem detalhados e contam a história de um só livro acho que tive a impressão de que o livro era muito condensado, não sei. Sei que não estava nos meus planos ler O Senhor dos Anéis, na verdade eu nunca tive muita vontade de ler a trilogia e o sei nem sei direito o porquêMas como a vontade surgiu eu acabei partindo para esse caminho e nunca fiquei tão feliz com uma decisão.

Não sei nem como começar a escrever sobre este livro, até porque nada do que eu fale será novidade após 65 anos de publicação, mas de qualquer forma não posso deixar de resenhar e expressar algumas das minhas opiniões acerca de um material tão incrível e bem feito, além de ser um dos melhores livros que já li na vida.

A Sociedade do Anel me surpreendeu em mais de um sentido. A começar pela escrita que é extremamente cativante e nos suga imediatamente para dentro da leitura. É uma escrita que só posso pensar em descrever como aconchegante, porque eu me senti tão inserida e tão parte da história que o melhor adjetivo para descrevê-la seria este. Além disso em questão da narração eu fiquei muito surpresa por saber que não somente o livro é em terceira pessoa, mas também que ele não entra em detalhes dentro da mente dos personagens para saber o que eles pensam ou o que se passa em seus corações. Eu achei essa característica do livro muito singular pois ela cria um distanciamento entre quem lê e os personagens, mantendo uma certa aura de mistério a cerca das opiniões e pensamentos de cada um. Então isso só torna ainda mais interessante e intrigante os momentos onde os personagens expõe alguma coisa pela qual passaram, pensaram ou viram de maneira detalhada. Isso também contribui muito para que a narrativa em abismo funcione de maneira perfeita. A Sociedade do Anel é um livro tão bem escrito e tão prazeroso de ser lido que se fosse apenas por isso ele já seria um ótimo livro, mas ainda temos de levar em consideração o grandioso e complexo mundo em que a história está inserida.

De fato eu fiquei muito surpresa com a profundidade e extensão da criação de mundo de Tolkien. Eu não tinha noção de que os detalhes eram tantos e de que havia tanto material assim (que achei muito mais denso e detalhado do que daquilo que me lembro de minha leitura de O Hobbit). Então foi um grande deleite (re)descobrir o que eu não sabia e não conhecia e comparar com o que eu sabia dos filmes. Tolkien é realmente um marco na literatura e mais especificamente na fantasia. Realmente apesar de existirem excelentes histórias no gênero por aí, nada é tão singular como O Senhor dos Anéis. E falar esta frase 65 anos após a publicação de um livro é algo de muito valor. Além disso agora que li o primeiro livro posso dizer que a adaptação cinematográfica é uma das melhores já feitas (em se tratando de todo e qualquer livro que já foi adaptado) e também que ela é muito completa. Mas apesar disso, também sou capaz de dizer, que apesar de eu gostar do filme, eu descobri que prefiro o livro de uma maneira muito curiosa e única que somente a leitura e os livros são capazes de nos cativar e entrar dentro de nossos corações para preenchê-los de felicidade e da alegria de descobrir novos mundos.

Portanto fico feliz de ter atravessado a ponte e me juntado aqueles que apreciam e adoram a obra de Tolkien não apenas no formato audiovisual, mas também no formato escrito, pois sei que minha jornada pela Terra-Média está apenas começando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.