The Institute – Stephen King

The Insitute é o mais novo livro de Stephen King.

A primeira coisa que me chamou atenção no livro foi a capa, achei ela muito bonita e também ela já transparece um ar de suspense que está presente na obra. Em seguida a sinopse também me deixou muito intrigada. Em Minneápolis no meio da noite os pais de Luke Ellis são assassinados e ele é sequestrado, pela manhã quando acorda ele está no Instituto, em um quarto que igual ao seu porém sem janela. E no corredor há portas para outros quartos, com outras crianças que também foram trazidas ao Instituto por conta de suas habilidades, telepatia e telecinesia. Algumas dessas crianças são, Kalisha, Nick, George, Iris e o pequeno Avery Dixon de apenas dez anos. Todos eles se encontram na “Metade da Frente” e Luke logo descobre que algumas outras crianças já foram transferidas para a “Metade de Trás” e que também ninguém que foi para lá jamais voltou.

Porque havia um abismo, e os livros continham encantos mágicos para liberar o que estava escondido lá: todos os melhores mistérios.

O livro começa bem devagar e com a máxima atenção aos detalhes, com capítulos curtos e explicativos. O livro é escrito em terceira pessoa e transita por vários pontos de vista, como todo bom livro de King, e devo confessar que estou não apenas me acostumando a ler livros escritos dessa forma, mas também estou adorando. Há um magnetismo na escrita de O Instituto que nos torna incapaz de largá-lo. O autor cria uma expectativa em nós para sabermos o que vem pela frente e os capítulos voam, então apesar de suas 560 páginas nem se nota o volume do livro.

Como outros livros do autor, It por exemplo, o livro além de ser centrado em um grupo de crianças, também temos a plot clássica do autor de crianças versus o mal. E devo dizer que isso foi muito bem executado neste livro. Não apenas pela criação da atmosfera sinistra do Instituto, mas também pelo desenvolvimento dos relacionamentos entre as crianças e do poder que há na proximidade e amizade entre eles. Eu não apenas senti ódio pelos adultos responsáveis pelos procedimentos (torturas) realizados no Instituto, mas também senti todo o desespero do protagonista Luke em sua tentativa de sobreviver a tudo aquilo.

Assim como outras obras do autor também temos o destino de personagens diferentes se encontrando pelas razões mais inesperadas e apesar de isso já ser algo esperado em uma obra de Stephen King, a maneira como ele puxa as cordinhas dos destinos de cada personagem ainda é muito bem executada e é muito satisfatório ver tudo se encaixando como um perfeito quebra-cabeças para quem lê.

Fiquei até emocionada com o fim do livro, ao ponto de que confesso,  cheguei até a derramar algumas lágrimas. E apesar de saber que a história teria de por fim terminar fiquei melancólica ao me despedir de seus personagens que me acompanharam por algumas noites enquanto lia o livro. Esta história que é nada menos do que um prato cheio para aqueles que adoram suspense, conspirações, crianças poderosas e amizade, ou apenas que estão ansiosas para apreciar um livro bem escrito. É também nada menos que um livro cinco estrelas.

Outra coisa que não posso deixar de mencionar são as inúmeras referências literárias presentes no livro, desde As Crônicas de Gelo e Fogo, passando por Hobbits e Alice no País das Maravilhas, até Van Gogh e inclusive a série de tv Riverdale. Parece que o sr.King anda bem antenado na cultura pop (e também naquilo que os jovens gostam hehe).

No Brasil a publicação do livro será pela editora Suma e está agendada para dia 20/09.

2 comentários sobre “The Institute – Stephen King

  1. Daiane Oliveira

    Que maravilha, amei sua resenha e certamente vou incluí – lo na lista. Você escreve muito bem, adorei seus comentários! 😊

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.