Vicious – V.E. Schwab

Vicious é um livro adulto publicado pela autora V.E.Schwab. A mesma autora que escreveu Um Tom Mais Escuro de Magia, A Melodia Ferroz, entre outros. 

Dez anos atrás Victor e Eli se conheceram na faculdade, quando juntos os colegas de quarto decidiram buscar uma maneira científica de obter super poderes. Quando por fim eles descobrem que uma experiência de quase-morte é necessária para que surjam os poderes as coisas tomam um rumo inesperado.

No presente, Victor Vale está preso e há dez anos ele tem apenas um objetivo em mente: se vingar de Eli Ever, seu melhor amigo que tornou-se seu nêmesis.

Tudo que Eli tinha que fazer era sorrrir. Tudo que Victor tinha de fazer era mentir. Ambos provavam ser assustadoramente efetivos.

Alternando narrações em dois momentos no tempo, o passado e o presente, a autora nos mantem curiosos a respeito das circunstâncias que levaram os dois amigos a se tornarem rivais, e aos poucos enquanto ela nos revela tais situações ela também constrói uma impressionante gama de sentimentos envolvendo os dois personagens. Vicious é essencialmente uma história que se sustenta sobre seus personagens. Apesar de, na minha opinião, a plot ser igualmente boa e original (eu nunca li nada assim sobre superpoderes e herois) é inegável que a grande sacada deste livro é a maneira cuidadosa com a qual a autora trabalha seus personagens e a forma como ela minuciosamente desenvolve o relacionamento entre os dois e também como ela os desenvolve enquanto indivíduos. 

Talvez a coisa mais incrível sobre este livro seja a maneira como Schwab escreve sobre vilões e herois, sobre o que é bom ou ruim, sobre o que é certo ou errado. Cada personagem possui sua própria moralidade, e cada um deles tem seu passado e motivações por trás das escolhas que fazem, e Schwab escreve isso de forma tão impecável que em diversos momentos da leitura, além de eu não saber o que esperar pois as coisas se tornavam realmente imprevisíveis, eu fiquei realmente de boca aberta enquanto lia, pois a trama e as ações dos personagens não paravam de me surpreender.

O relacionamento de Victor e Eli é permeado por tanta angústia e sentimentos não resolvidos entre os dois, que apesar de não haver nada canônico no livro sobre isso, não pude deixar de shippa-los. Felizmente o tumblr está lotado de edits dos dois personagens para alimentar minhas fantasias.

Mas o que mais fascinava Victor era o fato de que algo sobre Eli era decididamente errado. Ele era como uma dessas imagens cheias de pequenos erros, do tipo que você podia descobrir apenas se procurasse de todos os ângulos da imagem e ainda assim alguns lhe escapariam. Na superfície, Eli parecia perfeitamente normal, mas de vez em quando Victor veria uma rachadura, um olhar de lado, um momento quando o rosto de seu colega de quarto, suas palavras, seu olhar e significado, não se encaixavam. Essas pequenas ocorrêcias fascinavam Victor. Era como assistir duas pessoas, uma se escondendo na pele da outra. E a pele delas era sempre muito seca, à beira de quebrar-se e mostrar a cor da coisa que vivia embaixo.

Com certeza Victor é meu personagem favorito do livro, não tenho nem palavras para descrever o quanto ele me cativou e conseguiu aos poucos ganhar um lugar no meu coração.

A construção de Eli é muito bem feita, porque ele é o vilão que acredita que o que está fazendo é absolutamente correto, ele acredita 100% em sua própria causa, sem nem pestanejar. É isso é muito incrível. 

Com o passar da narrativa a complexidade dos personagens só aumenta e é como se vários fios saíssem de cada um deles e se enroscassem uns nos outros e nos outros personagens da história também. E isso tudo feito de forma magistral, sem deixar pontas soltas ou questões não resolvidas.

Vicious é com certeza um dos melhores trabalhos de Schwab. O livro já é um dos meus favoritos e será publicado no Brasil com o título de Vilão amanhã, dia 1 de julho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.