Wanderlost – Jen Malone

Devo admitir que comprei Wanderlost puramente por causa do título, já que ele faz uma referencia a palavra wanderlust — algo como ‘sede de viagens’, uma palavra que gosto bastante e então mesmo sem saber nada sobre o livro eu quis comprá-lo. Pensei que seria uma boa história sobre o tema de viagens. Mas eu estava errrada. Pois o que parecia ser uma plot promissora simplesmente teve uma execução ruim.

Aubree Sadler não almeja nada para seu verão além de relaxar no conforto de sua casa, em sua entediante cidade natal no Ohio. Elizabeth, a irmã mais velha de Aubree, a filha perfeita e recém formada na faculdade está se preparando para uma oportunidade de trabalho única no verão. Porém após uma festa que sai do controle e acaba envolvendo a polícia, Elizabeth acaba sendo presa por um policial intransigente. Desta forma ela não podera sair do Estado até o fim do verão quando terá uma audiência sobre o caso. Essa parte foi um pouco difícil de engolir por si só, mas deixei de lado e continuei com a mente aberta para o resto do livro.

Desta forma Aubree terá que substituir a irmã em sua importante tarefa: a de viajar por diversos países da europa guiando um grupo de seis idosos em suas férias. Parece algo que qualquer pessoa gostaria de fazer, certo? Afinal é uma viagem com tudo pago para a europa, o que é o sonho de muitas pessoas, mas não o de Aubree. Porque tudo que ela queria era passar tardes intermináveis na piscina de seu quintal e aproveitando suas férias sem preocupações em sua casa. Esse foi o início da minha completa irritação e desgosto com a personagem, mas ainda iria piorar.

Logo no primeiro segundo que Aubree pisa na europa ela consegue perder o fichário onde sua irmã havia compilado todas as informações necessárias sobre a viagem e os pontos turisticos de cada país, e também seu celular, o que a impossibilita de contatar a irmã ou qualquer um aliás. Eu sou uma pessoa que tenho um guilty pleasure em filmes que são clichês adolescentes (livros também, mas vejo mais filmes) então quando me deparo com esse tipo de história costumo não pensar de forma tão racional e também me deixar levar pela narrativa de algo que pode soar muito durante a narrativa como uma fanfic. Mas mesmo eu tendo essa característica não consegui fazer isso com Wanderlost. 

Aubree é uma personagem insuportável. Tudas as atitudes dela são completamente infatis (supostamente ela está para completaer 18 anos, mas parece que tem 12). Ela é negativa o tempo todo o que se torna muito cansativo porque ela não consegue ver o lado bom de nada e está sendo forçada a viajar para a europa no lugar da irmã. Realmente é algo muito ruim e deve se reclamar disso constantemente. Além disso Aubree faz um péssimo trabalho durante boa parte da viagem, pois ela se recusa a telefonar (por skype) para a irmã e dizer que perdeu as informações da viagem. Também me irritei que ela não experimentava ou fazia nada de novo na viagem, basicamente ela viveu de McDonald’s pois é tão fresca para comida que não experimentava NADA.

Para pior a plot do livro é apenas um sub elemento. A autora mal descreve as cidades pelas quais Aubree passa. Então o que pensei que seria um livro sobre viagens passou muito longe disso, a autora ainda tem um estilo de escrita onde ela não consegue nos mostrar o que está acontecendo, ela apenas fala o que acontece.

Dizer que fiquei decepcionada com este livro é pouco. E também não gosto da maneira como o livro se encerra e os “dramas” que permearam a narrativa inteira se resolvem em apenas um capítulo. Wanderlost tinha potencial, mas que foi completamente desperdiçado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.