O Urso e o Rouxinol – Katherine Arden

Centrado na Rússia medieval, O Urso e o Rouxinol nos apresenta um folclóre pouco conhecido.  Em Lesnaya Zemlya os habitantes veneram seus deuses antigos, entre eles os espíritos como o domovoi que é o guardião da casa, o vazila que é o guardião dos estábulos e protetor dos rebanhos entre tantos outros.

Vasilisa Petrovna é a filha mais nova de Pyotr Vladimirovich. Ela é a última das filhas de sua primeira esposa Marina, e tão rebelde, incontrolável e sagaz quanto a mãe. O livro tem um início bem explicativo e detalhado, mostrando desde antes do nascimento de Vasya, até diversos momentos de sua infância que nos apresentam a suas relações famíliares. Depois de alguns anos da morte da mãe o pai decide se casar de novo e vai a Moscou em busca de uma nova esposa. Quando ele retorna, desposando Anna Ivanovna, uma mulher religiosa vervorosa e que crê ver demônios em todo o lugar as coisas começam a desmoronar. Anna proibe a família e o povoado de Vasya de venerar seus espíritos sagrados, mas Vasya que conseguê vê-los e se comunicar com eles sabe da importancia que eles têm e teme as consequencias que possam surgir se o povo esquecê-los.

Três pontos positivos pesam a hora de comentar sobre este livro. Em primeiro lugar o fascinante e distinto folclóre Russo. Tudo que li e aprendi enquanto lia o livro foi uma novidade (apesar do sobrenome russo que possuo) e também descobri algo curioso, os sobrenomes russos se flexionam de acordo com o gênero, por tanto Vasilisa é Petrovna, mas seu irmão Alyosha é Petrovich. As histórias e lendas contadas pela ama de Vasya são fascinantes e a cultura é muito rica, eu achei extremamente confortante a parte dos espíritos protetores do lar.

Em segundo lugar a atmosfera do livro é imersiva e ricamente descritiva, desde a descrição do pequeno povoado e de seus costumes, bem como das comidas e hábitos caseiros até as superstições que rodeiam a floresta escura que fica à margem do povoado tudo tem um ar de antigo, medieval, com uma leve escuridão a espreita, não foi nenhum pouco difícil de imaginar tamanha caracterização como uma bela fotografia cinematográfica. As descrições do clima frio e nevado foram muito tangíveis, bem como a presença de lareiras e sopas quentes, e tudo isso fez quase parecer como se a neve estivesse caindo do lado de fora de minha própria janela.

Em terceiro lugar temos a protagonista Vasya. Ela é maravilhosa e bem construída e seu desenvolvimento é extramente satisfatório para uma personagem tão nova e tão à frente de seu tempo. Vasya termina a história com apenas 14 anos e estou muito curiosa para ver como será seu desenvolvimento daqui para frente. Ela é uma garota forte, indepentende e que quer apenas tomar as rédeas da própria vida. Logo associei a personagem com outra heróina muito semelhante, a Lada de Filha das Trevas. Na minha mente as duas já são melhores amigas!

Já na questão do ritmo houveram alguns momentos em que o livro fluiu com muita rapidez e em outros que estava andando quase parando, em especial nas últimas páginas do fim. Fiquei um tanto quanto incomodada com a escrita, já que esta é em terceira pessoa mas que não possui um foco específico de um personagem ou de vários, nem um narrador onisciente que observa de longe, pelo contrário o que senti enquanto lia era como se fosse uma espécie de câmera, não consigo descrever muito bem, mas várias passagens do livro soam como se as coisas imateriais ou o clima e a paisagem estivessem narrando. Assim como na questão do ritmo houve momentos em que a escrita teve um bom fluxo e outros que não.

Dito tudo isso minha classificação do livro ficou em quatro estrelas. Gostei muito do que me foi apresentado em O Urso e o Rouxinol e estou longe de estar saciada dessa história, espero que o segundo livro não demore a sair!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.