O Melhor Que Podíamos Fazer – Thi Bui

O Melhor Que Podíamos Fazer, é uma graphic novel escrita pela autora vietnamita Thi Bui. 

O livro que tem uma edição linda feita pela editora Nemo, é dividio em dez capítulos e se inicia com o momento em que Thi está em trabalho de parto de seu filho. É nesse momento em que ela começa a rememorar algumas lembranças de sua infância e da história de seus pais. A partir dai somos levados em uma longa e instigante jornada.

A família toda de Thi é imigrante do Viêtnam, ela chegou aos Estados Unidos em 1978 quando tinha apenas 3 anos. Há capítulos do livro dedicado a história de seu pai, Nam, e de todos os sofrimentos e árduos caminhos pelos quais ele passou, e também capítulos sobre sua mãe Hang e a vida mais privilegiada e com acesso a estudos que levou, até o momento em que suas vidas se cruzam e eles se apaixonam.

O livro narra diversos momentos, o passado individual dos pais, o passado onde eles já estavam casados, do momento em que a guerra estoura, o momento em que decidem deixar o Viêtnam, o momento do nascimento de Thi e de suas irmãs e seu irmão, a história é muito longa e é quase que surreal de acreditar que uma família possa ter sobrevivido a tanto.

Thi menciona que quando decidiu escrever o livro, percebeu que seria preciso ouvir a história de seus pais detalhadamente e foi um tanto difícil para eles falarem, especialmente seu pai que é muito fechado. O resultado disso é este livro, meio framentado, está é uma coletânea de memórias gráficas de uma família que passou por muito.

A arte de Thi é delicada e a presenta da aquarela em tons terrosos so faz aumentar a delicadeza e a singularidade da obra. Não consigo me imaginar lendo essa história de outra maneira que não em quadrinhos, é como se o peso da história fosse aliviado pela arte. Me emocionei com diversas passagens e frases do livro e definitivamente um dos pontos altos foi uma parte em que fotos reais de Thi e seus famíliares são inseridas no livro, de quando eles registraram seus trâmites no campo de refugiados.

O Melhor Que Podíamos Fazer é um livro intenso e diferente, ele nos mostra uma realidade completamente diferente da nossa e nos relembra de todos os sacrifícios que são feitos para se manter uma família unida.

Este é o livro que escolhi para o Viêtnam no meu projeto A Volta ao Mundo em 80 Livros, para saber mais clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.