Especial Oscar 2018 – The Post

Em 1971 o editor do The Washingtong Post, Ben Bradlee (Tom Hanks) põe as mãos em um imenso dôssie contendo documentos que provam que quatro presidentes mentiram sobre a manutenção do conflito da Guerra do Viêtnam, a proprietária do jornal Katharine Graham (Meryl Streep) precisa decidir entre continuar a ser a amiga pessoal de poderosos (inclusive alguns envolvidos no escândalo) ou em publicar a verdade nua e crua.

É interessantíssimo ver os mecanismos que regem (ou pelo menos regiam) o jornalismo sério, e que uma reportagem é muito mais do que apenas laudas impressas. Nessa questão realista que retrata o jornalismo investigativo o filme é muito crível e bem construído e a ação se das maneiras mais sutis como por exemplo uma discussão acerca do melhor curso de ação se dá entre duas linhas telefônicas com cinco pessoas falando em diferentes aparelhos.

De minha parte gostei muito da atuação de Tom Hanks, ele está diligente e fez um bom trabalho. Agora não é que o trabalho de Meryl Streep esteja ruim, mas achei que em diversos momentos do filme ela ficou um tanto quanto ofuscada.

Em tempos onde a mídia é um monopólio e as notícias são sempre distorcidas ou embelezadas foi extremamente revigorante ver uma equipe de pessoas dedicada até o último fim de cabelo a trazer nada além da verdade e de fato dois dos melhores momentos do filme são (com spoilers) quando diversos outros jornais começam a publicar a mesma notícia (que havia sido proibida pelo governo) denotando assim um início de uma impresa mais livre e quando a sentença dada pela Suprema Corte é proferida e há a seguinte frase “os Pais Fundadores deram à imprensa livre a proteção de que precisa para exercer seu papel essencial em nossa democracia. A imprensa serve aos governados, não aos governantes”, foi, ainda que saibamos que não seja assim que a banda toca, algo muito tocante e inspirador de ouvir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.