Especial Oscar 2018 – Três Anúncios para um Crime

Três Anúncios para um Crime ou Three Billboards Outisde Ebbing, Missouri (é importante o paralelo com o título original pois ele evoca o nome da cidade em que se passa a história e isto é relevante) narra o momento em que Mildred Hayes (Frances McDormand) aluga os três outdoors na beira da estrada onde quase ninguém passa e estampa nele mensagens que questionam a polícia local a respeito das investigações acerca da morte de sua filha, que foi estuprada enquanto morria (o enquanto torna tudo pior).

Para mim foi muito difícil assistir esse filme pois fiquei tentando entender qual era a motivação dele, afinal ele não é um filme que vai se propor a resolver os mistérios da morte da garota ou as motivações do assassino, ou até mesmo encontrar o tal assassino, ele é um filme que foca mais nas consequências deste crime e como ele impactou os membros desta pequena cidade. Outra coisa que para mim foi muito difícil de digerir foi o personagem Jason Dixon (Sam Rockwell) um homem extremamente racista e violênto, mimado e bêbado. Apesar de a trajetória do personagem nos mostrar, não uma redenção, mas que este é um personagem com camadas, eu não consegui em momento algum deixar de odiá-lo.

O filme se abastece essencialmente de raiva, a raiva que nutre e motiva Hayes e a raiva que guia Dixon. Não é um filme que irá nos mostrar que devemos ter compaixão e aceitação, é um filme que incentiva a aceitação do ódio e a utilização dele, seja xingando e cuspindo na cara da polícia por exemplo, como forma de, talvez, seguir em frente. Curiosamente uma das resenhas que li sobre ele citava-o como um faroeste comtemporâneo e acredito que essa seja uma classificação muito adequada.

Por mais que eu não tenha sentido empatia alguma por nenhum personagem, é preciso admitir que as atuações estão muito boas, afinal Rockwell estava tão bom em seu papel que me fez ter vontade de socá-lo e McDormand leva o filme todo nas costas com sua expressão sisuda, suas roupas iguais (que são quase como um uniforme), e todos os xingamentos que saem de sua boca, bem como a linda cena em que ela encontra um cervo e também em todos os momentos em que ela simplesmente parece exausta.

Três Anúncios é um filme difícil de assistir e difícil de resenhar, mas isso não quer dizer que ele não sejá válido, ainda que de sua própria maneira distorcida. Consigo entender todo o hype ao redor dele, mas sei que apesar disso, não concordo.

3 comentários sobre “Especial Oscar 2018 – Três Anúncios para um Crime

  1. Gio - Atraídos Pela Leitura

    Estou com muita vontade de assistir a esse filme, todo mundo falando dele e depois dessa sua resenha fiquei mais curiosa ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.