Eleanor Oliphant is Completely Fine – Gail Honeyman

Eleanor Oliphant está muito bem, obrigada. Ela trabalha todos os dias com as mesmas roupas, almoça a mesma coisa todos os dias, e compra as mesmas garrafas de vodca para beber no fim de semana. Ela está feliz. Não há nada faltando em sua vida cuidadosamente planejada, mas talvez falte sim.

Desde que me deparei com essa capa maravilhosa no GoodReads e com muitas resenhas positivas sobre o livro fiquei muito curiosa para ler.

Eleanor é uma personagem maravilhosa, ela é surpreendente. A construção da personagem é incrível e ela é completa e totalmente socialmente inapta. Eleanor aprendeu a sobreviver dentro de sua boa, com tudo planejado ao extremo ao seu redor, mas não aprendeu a viver. O ponto de vista em primeira pessoa nos dá acesso em primeira mão aos seus pensamentos e com eles as coisas hilárias e bizarras que ela pensa quando alguém diz algo para ela ou quando ela analisa aspectos da sociedade. Ela interpreta tudo de maneira extremamente literal e isso acaba por fazê-la estranhar tudo ao seu redor. Essa é a parte engraçada do livro, que se equilibra com perfeição com os momentos mais densos de tristeza. O livro é dividido em três partes, dias bons, dias ruins e dias melhores.

Fechei meus olhos. Pálpebras são apenas cortinas de carne. Seus olhos estão sempre ‘ligados’, sempre vendo; quando você os fecha, você esta vendo a camada fina de pele, cheia de veias, da sua pálpebra interior, ao invés de olhar para o mundo exterior. Não é um pensamento reconfortante.

Eleanor tem um passado sombrio, mas apesar da importância dele só ficamos sabendo os detalhes bem no finzinho do livro. Os momentos em que Eleanor está solitária e anseia por alguém, anseia por contato humano ou simplesmente para ter alguém para conversar (ela chega a passar o fim de semana todo sem falar, desde que chega em casa do trabalho na sexta feira até voltar para lá na segunda) são de cortar o coração. É triste ver ela se apaixonar pela ideia que tem de uma pessoa. Eleanor é uma personagem com defeitos e complexa e extremamente humana. É muito fácil simpatizar com ela.

Por acaso homens sequer olham no espelho, eu me perguntava, e se encontravam querendo algo? Quando eles abrem um jornal ou veem um filme, quando eles são apresentados a nada menos do que homens lindos e jovens, isso os faz sentirem intimidados, inferiores, porque eles não são tão jovens ou tão bonitos? Eles leem então artigos ridicularizando tais homens quando eles ganham peso ou quando vestem algo ‘feio’? Essas eram é claro, perguntas retóricas.

Em dado momento Eleanor conhece Raymond, especialista da área de computação do escritório, e por conta do acaso os dois vão acabar ajudando Sammy, e isso mudará a vida deles para sempre. Raymond é engraçado, desleixado e fala muito, o completo oposto de Eleanor, mas essa amizade será mais importante para ela do que imagina.

A escrita da autora é incrível, em vários momentos eu não conseguia largar o livro de tão imersa que ficava. Isso deu ao livro um ritmo muito bom. Fiquei extremamente feliz que a autora não “curou” Eleanor fazendo ela entrar em um relacionamento romântico. Todos os problemas dela não iriam simplesmente sumir se ela se apaixonasse e ainda bem que não houve nem sombra disso no livro.

– Você é um pouco louca, não é?

– Sim. Sim, eu acho que sou.

Eu amei o livro, amei o desenrolar e amei o desfecho. Sinto que fiquei amiga da Eleanor enquanto lia. O livro já foi traduzido no Brasil pela editora Rocco com o título de Eleanor Oliphant Está Muito Bem.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.