Um Encontro de Sombras – V. E. Schwab

Um encontro de sombras é o segundo livro da trilogia shades of magic de V. E. Schwab. Essa resenha contém spoilers do primeiro livro.

Quatro meses se passaram desde os eventos que se desenrolaram em Um Tom Mais Escuro de Magia. Lila viaja a bordo do Night Spire, vivendo um sonho que há muito tinha de ser uma pirata. Kell ainda não superou totalmente o que aconteceu quando a pedra sombria caiu em suas mãos e é frequentemente assolado por pesadelos e pela culpa. Rhy, apesar de estar mais tempo sóbrio do que antes, não parece estar lidando muito bem com o fato de que foi trazido de volta a vida e ainda mais, agora sua vida está ligada a de Kell e esse laço que os dois compartilham parece mais um fardo do que uma benção.

Seu coração disparou, e magia borbulhou em suas veias. Ele sentiu algo em seu rosto, e levou um instante para perceber que estava sorrindo.

Parece que as coisas estão voltando aos eixos, mas com a aproximação do Essen Tasch ou Os Jogos Elementais, a Londres Vermelha será inundada de estrangeiros, tanto aqueles que vão participar da extravagante competição de magia, quanto aqueles que vieram torcer por seus favoritos.

Eu estava muito empolgada para ler Um Encontro de Sombras, desde que terminei de ler o primeiro livro. E quando ele finalmente veio para minhas mãos foi uma questão de apenas dois dias até eu devorar o livro, exceto pelo fato de que a distância entre um dia e outro foi de dois meses. Certo, deixe eu explicar, por mais que eu estivesse gostando do livro e tivesse lido metade dele em um único dia, algo não estava certo… O ritmo do livro não era o mesmo do primeiro, as reviravoltas surpreendentes e explosões durante a leitura não estavam acontecendo então fiquei desanimada. Isso me levou a deixar o livro de lado por dois meses, mesmo querendo muito terminar. Quando por fim o peguei de novo levei um dia para ler a segunda metade, o que me levou a ter muito cuidado na hora de avaliar e resenhar o livro.

Ele nada tinha consigo, e eles não seriam capazes de encontrar coisa nenhuma em seu casaco, não a menos que ele quisesse que fosse encontrado. Às vezes, preocupava-se que o casaco tivesse vontade própria. A única pessoa que conseguira encontrar o que queria nos bolsos fora Lila. Ele nunca descobrira como ela tinha feito aquilo. Casaco traiçoeiro.

Eu gostei da história. Li em alguma entrevista que Schwab se inspirou em Harry Potter, para escrever sua trilogia e é inegável que Os Jogos Elementais foram inspirados no Torneio TriBruxo. Eu adorei isso. Eu gostei do desenvolvimento dos personagens, em especial o de Lila que roubou toda a cena e me fez questionar se a trilogia não pertence a ela afinal. Eu gostei do imenso cliffhanger no final do livro que me deixou MALUCA para ler o próximo. Mas eu admito que Um Encontro de Sombras teve um pézinho no minha teoria de que em muitos casos o segundo livro de uma trilogia é mais arrastado, mais enrolado e um tanto quanto feito para alongar a história. O fato de o ritmo do livro ser muito diferente do primeiro me decepcionou um pouco, mas mesmo assim eu consegui lê-lo em dois dias por conta de quê? Da maravilhosa escrita de Schwab. Não há dúvidas de que tiro o meu chapéu para ela, a escrita da autora torna o livro impossível de largar mesmo quando não há “nada” acontecendo na história, você ainda fica querendo mais. É por isso tudo que decidi dar uma classificação final de 4,5 estrelas. Não consegui abaixar mais e felizmente os pontos negativos foram compensados por outros positivos.

Minha aposta é de que o terceiro livro vai ser tão bom quanto o primeiro, ou pelo menos vai ter um ritmo similar, visto que as expectativas que foram deixadas nesse segundo livro denotam um grande problema a ser desenrolado e resolvido no terceiro livro. Estou empolgada para ler a conclusão da trilogia e feliz por ter passado mais um tempo com personagens tão cativantes e reais. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.