Baseado em Fatos Reais – Delphine de Vigan

Baseado em Fatos Reais é uma leitura voraz e primeiro livro da autora Delphine de Vigan publicado no Brasil.

Como explicar esse livro? Como sequer falar sobre ele?

A história é narrada em primeira pessoa por Delphine, logo após a publicação de seu último livro, um romance autobiográfico sobre aspectos obscuros de sua família e que tornou-se um best seller. O sucesso e a repercussão são muito maiores do que ela esperava, ao ponto de tudo se tornar esmagador. Isso a deixa em um estado fragilizado, incapaz de começar outros projetos, desenvolvendo uma aversão ao ato de escrever, não conseguindo sentar-se diante do notebook ou de segurar uma caneta. É nesse estado calamitoso que ela conhece L., uma mulher intrigante, sofisticada, uma ghost-writer que entra de modo inesperado na vida de Delphine e se enreda com firmeza nos aspectos mais banais de seu dia-a-dia.

Pode haver certa confusão inicial por parte do leitor ao se deparar com o nome da personagem, Delphine, que é também o nome da autora do livro, e até mesmo com o título da obra Baseado em Fatos Reais, fato que logo de cara faz o leitor se questionar é tudo verdade?

Esta aí a chave para toda a genialidade e poder do livro.

Raras são as pessoas que fazem as verdadeiras perguntas, aquelas que realmente importam.

Delphine de Vigan nos leva através de uma jornada que é também uma crítica, afinal quantas vezes damos mais prestígio a determinadas obras, sejam elas literárias, cinematográficas entre outras, apenas por estas virem acompanhadas do “baseado em fatos reais”? Isto torna as obras mais válidas, mais importantes, que detém mais peso? Até que ponto este bordão que já se tornou comercial está interferindo em nossa capacidade de julgamento de algo? Estas são algumas das questões que o livro nos faz pensar, mas há muito mais. A trama brinca com a dualidade entre verdade x ficção e faz o leitor se perder em meio a isso, de uma forma maravilhosa.

De fato para um livro tão pequeno, de apenas 250 páginas, Baseado em Fatos Reais é um livro de peso, se me perdoam o trocadilho. A escrita da autora, mesclando a autoficção e o thriller conduzem o leitor por um território misterioso e pouco familiar. Apesar de não ser uma narrativa frenética, permeada inclusive por alguns pontos mais arrastados, o livro é impossível de largar. As perguntas são muitas e as respostas nunca suficientes.

As duas personagens, Delphine e L. são muito bem construídas, e não posso deixar de mencionar meu fascínio e assombro por L. Ela é assustadora, cativante, genial e apavorante.

Se não percebemos o pequeno grão de loucura de uma pessoa, não podemos amá-la. Se não percebemos seu ponto de demência, não a entendemos. O ponto de demência de alguém é a fonte de seu charme.

Este é um daqueles livros que ao final a mente parece explodir. Parece estar faltando um pedaço ou algo assim, mas há uma leveza genial nisso. É um livro que exige concentração, mas que retribui com diálogos ácidos que fazem pensar e que nos viram do avesso.

Não sou muito apreciadora do “se você gostou do livro X vai gostar do livro Y”, porém não consigo me segurar nessa ocasião. Baseado em Fatos Reais é um livro que tem elementos que se assemelham as obras de de Gillian Flynn, Stephen King e do meu eterno favorito Filme Noturno. Realmente não é um livro fácil de digerir e talvez não seja um livro para todo mundo, mas com absoluta certeza eu amei.

O já virou filme, com direção de Roman Polanski e Eva Green no elenco, tem previsão de estreia para novembro de 2017. Mal posso esperar para ver meu novo favorito nas telonas.

Este foi o livro escolhido para a França no meu projeto A Volta ao Mundo em 80 Livros, clique aqui para saber mais.

Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:

facebook | instagram | youtube | goodreads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.