Arrival ou A Chegada é um filme de ficção científica sobre alienígenas. Louisa Barks (Amy Adams) é uma especialista em linguística que é convocada pelo Coronel Weber (Forest Whitaker) para entrar em contato com os recém chegados das naves em forma de concha.
O filme é bem reflexivo e questiona a maneira como percebemos as coisas e nos faz pensar muito mesmo depois do fim. O filme é a adaptação do conto “História da Sua Vida” de Ted Chiang e apesar de ainda não tê-lo lido (mas pretendo) gostei muito da maneira como a narrativa se desenrola, especialmente o desfecho.
A atuação de Amy Adams está surpreendente, além de que apesar da presença de alguns outros personagens como o dr. Ian (Jeremy Renner) a tela é praticamente só de Adams e ela conduz a narrativa com maestria. Uma das coisas que mais gostei em sua personagem foi a maneira com que ela decidiu lidar com os extraterrestres, inclusive uma das minhas cenas favoritas do filme é aquela da foto acima, onde ela coloca a mão numa espécie de “vidro” e o alien faz o mesmo, nas palavras dela “isso sim é uma saudação apropriada.”
A fotografia e os efeitos visuais estão muito bons, não há exageros na parte dos efeitos. Apenas em alguns momentos as posições da câmera me incomodaram um pouco, por serem meio repetitivas nos ângulos. A trilha sonora é extremamente importante para a construção do clima e mantém o espectador atento. Inclusive há vários momentos em que não há falas, portanto a trilha sonora se faz essencial.
Em determinado momento a protagonista menciona a hipótese de Sapir-Whorf e depois que terminei de assistir fui pesquisar mais sobre e achei ela muito interessante, além de que ela ajuda na construção de todo o sentido do filme.
É um filme com a história extremamente bem contada, que não serve tudo mastigado, mas que te instiga a pensar e refletir sobre. Um filme que sai do lugar comum. E para aqueles que não gostam de filmes de alienígenas saibam que este não é nada clichê, pelo contrário é surpreendente.
Acompanhe o Prateleira de Ideias nas redes socias:
Maravilhoso filme, tem bom elenco e grande história. Jeremy Renner é um homem muito carismático e Professional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em A chegada filme fez uma atuação maravilhosa. O filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.
Um ótimo filme!